segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Atualização Patrimonial 01/2024 - Meio Bagunçado ainda!

 Eu começando a corrida só agora
    Eu começando a corrida só agora


Resumo:

Nesse primeiro post eu não tenho muito bem resumido como foi o mês de Janeiro, vou falar por cima só pra não ficar sem postar. A partir da data de hoje, vou ver se consigo manter mais ou menos um diário, que deve ajudar nessas finalizações.

 

Desempenho Financeiro:




           Após o recebimento do montante referente a um processo que teve lá no trabalho, consegui aportar R$ 7500, o que foi uma boa quantia para dar uma “largada” na minha jornada de evolução financeira. Depois de ter acompanhado a finansfera por anos, e nunca ter grana para participar, agora finalmente posso entrar na brincadeira.

           Como sou MUITO iniciante nessas coisas, comecei investindo em renda fixa e em uns fundos de investimentos que pareciam mais seguros. Só no final do mês que resolvi ousar mais. Investi em um fundo que está classificado como risco alto, mas oferece um retorno interessante (NASDAQ).

           Depois tenho que ver os próprios vídeos da investidora ensinando sobre ações e dividendos. Apesar da exposição ser maior, pode ser a chave para alavancar rendimentos melhores. Desse mês foram míseros 1%. Sei que já é alguma coisa, mas estou com pressa e ambição.

           A princípio a meta de investimento é 1,2K por mês, mais o que sobrar do mês anterior. Isso tem me animado a ser mais frugal, principalmente com a parte de pedir comida e querer almoçar fora. Ao mesmo tempo que o valor parece “pouco”, estou querendo assumir algumas responsabilidades na família, como as contas do carro (que é do meu pai), as contas do quintal (que tem várias pessoas da família) e algumas pequenas manutenções. Sinto que apesar de ser um gasto, isso vai me ajudar no meu amadurecimento, assim como gratidão aos meus pais que me ajudaram quando eu mais precisei.



META PARA JANEIRO DE 2025: 25K (previsão corrigida pelo IPCA é de 22,5 , ou seja, vou ter que dar meus pulos)

 

Desempenho Vida Pessoal:



Blog:

           Em pleno 2024, vou começar um blog, genial hein kkkkk. Fazer o quê, me parece um bom meio de “registar” os avanços que faço em minha vida. Pretendo manter um diário também nas lá vai ser para coisas mais intimas e pensamentos. Aqui é registro e evolução. Acho muito legal entrar no blog das outras pessoas e ver como elas evoluíram com o passar dos anos. Sinto que desperdicei um pouco da minha vida sem evoluir, pois mesmo sabendo como fazer, não o fiz. Mas também sempre tive muitos outros problemas que deixavam minha visão “turva” sobre o futuro. Acredito que o blog vai me ajudar a sair desse loop.

 

Estudos:

           Comprei o curso de 400 questões da Grasi, muito bom, mas só “assisti” uma aula. A intenção era me preparar para o concurso que vai ter em março. Apesar de estar bem em cima, acredito que se me organizar, dá pra dar uma olhada e quem sabe.

           Acabou que não me inscrevi no CNU. Tive uma forte intuição de não fazê-lo. Lembro de quando fui fazer a prova da PF e da PRF só por fazer. Foi perca de tempo, dinheiro e dignidade. Já aposto muito em outras áreas da minha vida, não preciso arriscar nisso também.

           Estou vendo beeem por cima de voltar a fazer o inglês, mas confesso que não estou muito animado. O Excel e o Canva são mais urgentes. Acredito que vai ser o divisor de águas do meu nome lá no trampo. Tenho que me separar um pouco só da operação, ainda mais se pretendo virar gerente de lá algum dia.

 

Corpo:

           Tô gordo pra caralho. Várias roupas nem cabem mais em mim. Tirando a parte óbvia, vamos passar aqui a divisão de treino, e minha intenção é ir registrando também os pesos levantados, justamente para ir acompanhando a evolução.

           É um porre ficar registrando tudo, mas o que não é monitorado, não tem como ser aperfeiçoado. Acredito que assim como a alimentação, a falta de rotina atrapalha. Confesso que estou muito fresco também. Não treino por estar calor, por estar de barriga cheia, por estar “tarde”, “cansado”, “vou me matricular na smartFit”... essas coisas. Tenho que começar, pronto e acabou. Vou deixar as planilhas de treino em anexo.

           Meta de dias indo trabalhar de BIKE em 2024 (para se pagar): 150 dias

 

Dieta

           Tá foda, ultimamente tem descontado tudo na comida. Não sei como posso querer me diferenciar dos outros, fazendo exatamente o que eles fazem. Por causa da falta de tempo, pensando seriamente em comprar aquelas marmitas prontas no ifood. Com comida pronta na geladeira, eu não como besteira.

           Minha “companheira” não me ajuda nem um pouquinho em relação a isso. Pelo contrário. Como esse vai ser um estudo e planejamento mais aprofundado, não vou desenvolver aqui com risco de desanimar.

           Economia por semana levando marmita (ao invés de comprar em restaurante): R$ 100, por mês: R$ 400, por ano: R$ 4800 !!!

 

Saúde

           Meu plano de saúde se dá muito bem comigo, nunca uso. Tenho que marcar um checkup geral, com bateria de exames. Quero muito medir minha testo, e depois ir acompanhando. Quero marcar dermatologista e dentista também. Vou adicionar isso tudo no plano de ação.

 


Hobbies / Vida Social:

           Hobbie de verdade eu não tenho. Ficar deitado assistindo vídeos aleatórios no YouTube, ou vendo memes que me agregam muito pouco ou quase nada. Estou pensando seriamente em começar a ler livros, principalmente todos os PDFs que já tenho no computador. É um passatempo barato, dá pra fazer em casa, e me agrega muito valor. Não tem como eu ficar saindo de casa por causa dos bandidos.

           Livro: Esse ano eu já li o “Nas trincheiras da Lei” do Sociedade Primitiva. Livro muito bom. Achei meio caro por ser digital, mas valeu a pena. Acabou que fui um dos 100 primeiros, então também tive acesso a uma Live com o advogado que em muito me acrescentou.

           Filmes: Assisti alguns filmes “legais” esse ano. Depois eu tenho que anotar o nome deles e fazer a lista. Numa dessa criar uma conta no IMDB pra ir registrando. Isso tem sido uma questão que muito me intriga de uns tempos para cá. Não adianta eu querer “me apressar” em fazer várias coisas, querer ter várias experiências... se depois eu não lembrar de nenhuma delas, ou não ter o registro delas.

           = > Já vivi muita coisa bacana na minha vida, mas tenho que me forçar muito em lembrar. Inclusive, algum dia tenho que me organizar para fazer uma retrospectiva da minha vida, com ajuda de fotos e fatos, e ir lembrando de tudo que já fiz na minha vida e registrar, antes que eu vá ficando cada vez mais velho e esquecendo.

           De Vida Social que tive em Janeiro foi praticamente tudo relacionado com meus filhos.  Fomos na casa dos avós, no estádio assistir jogo, ver os primos. Destaco que um dia fui na casa de um amigo fazer uma noite de jogos de tabuleiros. Foi bem legal, queria fazer mais vezes. Eles são um casal bacana, daquelas amizades que é difícil de ter hoje em dia.

           = > Já reparei que muito da minha vida social tem sido no trabalho. O que no inicio pode parecer conveniente, no final das contas, é negativo. Pois eu reparei que me abro muito para as pessoas do trabalho, e isso pode me deixar vulnerável. Além disso, esses “almoços” e conversas, parece que o cérebro não processa como diversão, e sim como trabalho, então não adianta. Essa ideia de não levar marmita pra socializar com o pessoal tem que parar.

 

 

Vida Profissional:

           Tenho sido constantemente sabotado pelos meus “colegas” de equipe por não aceitarem minha promoção. O que não suporto é a falsidade e hipocrisia. Depois tenho que elaborar um plano para me distanciar dessa responsabilidade, mas ao mesmo tempo adquirir outras, para não perder o cargo.

           Não foi um dos meses mais produtivos, acabei deixando muita coisa para resolver no carnaval, como a atualização de algumas apresentações que são feitas todo ano. Mas paciência, estava muito estressado. Quero e vou aproveitar esse carnaval para botar essas coisas em dia e deixar minha cabeça mais leve durante o ano. Reparo que deixo muita coisa acumular sem necessidade, Tenho que ser mais disciplinado, e  esse vai ser praticamente meu novo nome, Sr. Disciplinado. Não só no trabalho, mas em todas as áreas da vida.

           Bom, só por conseguir fugir da escala de carnaval, também já foi uma conquista.

 

Relacionamentos:

           Tem um fantasma do passado que não para de falar comigo, mas ao mesmo tempo não dá brecha para nada. Acredito que ela só queira atenção. O problema disso é que, sem perceber, eu perco preciosos minutos do meu dia mandando mensagem, aguardando mensagem, ouvindo áudios, pensando em coisas nada haver... para nada. Já não sou mais adolescente para esse tipo de brincadeira.

           E sobre minha companheira, tá foda. Cumpre o mínimo possível aceitável e empurra tudo com a barriga. E tenho reparado nesse padrão também de muitas vezes eu de forma inconsciente me preocupar com ela, ou querer agradar, ou perder meu tempo / energia de alguma forma... em troca de nada. Eu tenho que ser mais sangue frio de deixar ela sozinha no sofá, de chegar em casa e fazer as minhas coisas, de ir atrás do meu. Por que sei muito bem que se as coisas darem certo “Eu sempre te apoiei...” e se der errado: “você não se esforçou...”

Ela me deve R$ 260



Plano de ação:

           Eu já tenho um plano de ação feito em relação a isso, tenho que resgatar, atualizar, e cumprir o mesmo.

 

É isso aí pessoal, Abraço!

5 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=iC-CktDSqw8&list=PLWH_fxrOk63IO69fnVnPrSq0eHQs4efTi&ab_channel=CanalTREINOPESADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Brigadão pela recomendação Scant! Sempre acompanho suas dicas de treino lá no blog também, sucesso!

      Excluir
  2. Fala, Nadis, belezin.

    Primeiramente, bem vindo a finansfera.

    Segundamente, de coração, sem pressa para vir para "renda variável". Não é trivial escolher ações. Se vier, comece pelos ETFs de índice, wrld11, etc (Otávio Paranhos - youtube).

    Se mesmo assim vc comprar ações, pelo menos estará comprando num período de expectativa de baixa de juros, ou seja, expectativa de alta no preço das ações, o que é um "seguro" contra a perda do investimento, mas vai confundir se vc escolheu certo as ações ou "deu sorte" de comprar no momento certo.

    No mais, quais jogos de tabuleiro vc joga? rs. te uns bem legais, mas bem caros tbm., abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Neto! Beleza! Melhor Agora!

      Cara, eu olhei bem os blogs aí, e dei uma estudada, e tu está repleto de razão. Estou procurando problema pra minha cabeça, é melhor dar um passo de cada vez hehe.

      Naquele dia eu joguei "Jamaica", e um outro de cartas que era curtinho e não lembro o nome. Mas tem aqueles clássicos que já joguei em outras oportunidades, como "ticket to ride", "Dixit". Até War eu topo. Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Atualização Patrimonial 04/24: R$ 15.627,69 (+ 8,13%)

  Aquela caminhadinha fitness... Resumo do mês 04/24            Mês passou voando! Assim como Maio também está e o ano, e minha vida e tod...